sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O Banheiro é o berço da filosofia...




O banheiro é o berço da filosofia, lugar de elucubrações elaboradíssimas, arrisco a dizer que o ‘conhece-te a ti mesmo’ surgiu quando perguntaram a Sócrates qual shampoo usar na hora do banho, o de cabelos secos encaracolados, ou o destinado a cabeleira lisa passada na chapinha? E eis que o filósofo devolve a batata quente ao ensaboado inquiridor: ‘conhece-te a ti mesmo e saberás qual escolher, Dove reparador de pontas secas ou Pantene nutrição total’; o trecho final foi surrupiado para dar a entender que a nossa filosofia sempre foi fundamentada em temas metafísicos de seriedade suprema, mas de metafísicos e sérios não temos nada, só a audácia de acharmos que somos superiores a qualquer outra espécie que nunca teve de decorar a fórmula de báscara para passar de ano no maldito ensino médio, ou fingir interesse no julgamento do mensalão para justificar uma dignidade que nunca existiu em nenhum de nós – às vezes me dá uma vontade louca de ter nascido um ouriço nas Bahamas, um ouriço nas Bahamas tem a vida melhor do que a de qualquer um de nós, mergulhado em tranqüilas águas quentes sem precisar se preocupar com o Russomanno prefeito de SP ou mesmo em aprender logaritmo para provar aos crustáceos circundantes de que ouriço que é ouriço sabe honrar os espinhos pontudos que carrega... definitivamente um ouriço nas Bahamas tem uma vida melhor que a nossa, freqüentadores de banheiros metafísicos. Mas voltemos ao banheiro. Hoje de manhã tive uma experiência digna de nota, escovei os dentes com a pasta close-up refrescância total sabor tutti-frutti, um bálsamo dos sabores bucais que até agora desconhecia. Já reparou que a vida é assim mesmo? Alguns se dedicam anos a fio dentro de um laboratório para encontrar o sabor exato do tuttu-frutti dental (o hortelã-eucalípto é outra história!) de modo que você sinta o prazer de pertencer a uma raça que se preocupa com tudo, até mesmo para você ter o direito de não precisar se preocupar com nada, e é justamente nessa ponta que eu me estabeleço. Nesse mundo de alquimistas das pequenas coisas eu me coloco na posição de filósofo comedor de churrasco na laje, os outros que se virem para inventar um fio dental talentoso que faça voar o resto de carne que por ventura vier a estacionar nas frestas da minha dentadura... e é claro que depois haverá sempre um banheiro metafísico com uma pasta dental saborosa à minha espera. Às vezes eu tenho uma dó tremenda dos ouriços das Bahamas que não podem desfrutar dos mesmos prazeres mundanos que eu...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário