quinta-feira, 31 de maio de 2012

$$$ is good! very, very good!



Tenho uma teoria! O que estraga o mundo é a propaganda. Sem essa maldita coisa chamada propaganda o mundo seria melhor. Ah seria! Nada mais emburrecedor do que um slogan publicitário. Depois das dez pragas do Egito, Deus nos castigou com uma enxurrada de anúncios comerciais. A propaganda é a décima primeira e a mais potente das pragas. A praga moderna. E o publicitário? O próprio demônio vestido de assistente social. Sim, porque o publicitário se acha sempre um marqueteiro do bem, sempre a serviço das causas urgentes e mais nobres da sociedade e do indivíduo! Imagine você, pobre consumidor endinheirado, permanecer ignorante frente ao último lançamento do mercado? Justamente esse lançamento que irá tornar a sua vida muito mais fácil, confortável e divertida! Ahãn, conta outra! O publicitário faz de tudo para etiquetar a própria mãe, podem reparar. Tudo por um troquinho e por um cantinho de fama na nossa tão disputada rotina diária. Odeio propaganda e odeio os publicitários. Tem até gente que chama esse talento para criar bobagens de arte... a arte de inventar mil e uma desculpas para justificar a extorsão de $$$ da sua carteira. Propaganda é a maior das pragas, sem dúvidas. Antes enfrentar um exército de gafanhotos armados até os dentes que ser bombardeado por essa parafernália dos impulsos nervosos. Lembram-se da polêmica dos outdoors? Queriam limpar a cidade dessa sujeirada inútil e lá saíram os publicitários em defesa da importância do anúncio como canal de informação ao consumidor. Foi só colocar tudo abaixo pra ter certeza de que não há lixo mais fedorento e poluidor que a propaganda. O que dizer, então, dos cursos superiores de propaganda? Juro que nunca testemunhei maior concentração de patricinhas e mauricinhos, todos ávidos por discutir com o professor, normalmente um mestre do faz-de-conta, a última tendência da moda outono-inverno... mas nunca deixam de estudar os filósofos da Escola de Frankfurt, afinal, um produto nunca é um produto, há sempre um conceito por trás, e quanto mais conceitual, mais chique e inteligente! Ah... vá lamber sabão! Ou melhor, vá lamber sabonete Dove (90% de creme hidratante!). A propaganda estraga o mundo. O publicitário é o personagem do nosso tempo: um ambulante da 25 de Março que se faz de erudito. Prefiro um camelô do Brás, é mais sincero e humilde. Tô há tempos tentando bolar um jingle divertido para terminar esse meu texto, mas não consigo! Publicitários de plantão! Ajudem-me!

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